top of page

Haja vontade, porque destinos não nos faltam!

Início: Inner_about

Bélgica

  • Foto do escritor: Viagens de Saltos Altos
    Viagens de Saltos Altos
  • 28 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de nov. de 2018

Bélgica. O país da interculturalidade. O país da política.

O país dos parques ao ar livre. O país das batatas fritas.

BRUXELAS | © viagensdesaltosaltos


Esperem… batatas fritas?

Sim. Não há canto que não se tenha um espacinho onde venda as batatas fritas num cone de papel, em modo simples ou com todo o seu toque especial de uma espécie de cebolada em cima delas. Entre Bélgica e França disputa-se a origem das famosas batatas fritas, mas foi na primeira que encontramos um museu dedicado a elas!

Para além do museu da batata frita, a Bélgica está repleta de cultura e foi berço de vários artistas e desportistas. O Atomium, o Museu Real de Belas Artes, o Museu da História Europeia, o Museu de Instrumentos Musicais, O Museu da Cidade ou Autoworld, são referências para quem visita este país, que é o centro da logística europeia.

Voltando à comida, podemos dizer que na Bélgica se come relativamente bem, no entanto, as refeições têm um preço ligeiramente acima do custo em Portugal. As refeições ao almoço são predominantemente escolhidas entre sandes, massas ou saladas já preparadas, prontas a comer. Facilmente se repara que a preferência vai para os espaços ao ar livre, para desfrutar desta refeição.


Um prato tipo que dá aquele toque especial à gastronomia belga é a carne blanc bleu belge, uma saborosa carne bovina. Outro prato muito comum e oferecido em todo o restaurante são os mexilhões com batata frita (óbvio!). Encontra-se uma variedade infindável de cervejas e, para os apreciadores de waffles, os mais saborosos do mundo, acompanhados do melhor chocolate de mundo (ou com outra lista infindável de coisas que se lhes queira adicionar!).


GENT | © viagensdesaltosaltos

Relativamente ao povo belga, durante as pesquisas feitas pré-viagem, encontramos algumas referências aos belgas como sendo os franceses educados. É conhecido uma postura mais austera, um pouco fria até, por parte dos franceses. Contudo, quem os conhece, facilmente contorna essa questão e passa a discordar dessa ideia. Digamos que ao estar na Bélgica e em três cidades diferentes, foi-nos realmente possível constatar que os belgas são um povo bastante afável, hospitaleiro, educado e atencioso.


A Bélgica tem três idiomas oficiais, sendo eles o neerlandês, o francês e o alemão. Contudo, grande parte das pessoas com quem nos cruzamos falavam connosco inglês. Não fosse este país também a capital da União Europeia. No entanto, nas placas de indicação, por exemplo, apenas surgem em dois dos três idiomas oficiais.


A política da Bélgica é uma monarquia constitucional, ocupando o trono o Rei Philippe. É um país bastante seguro e com regras bem claras e rígidas relativamente a situações de assédio sexual, preconceito ou racismo. É mesmo considerado um dos países da Europa que mais respeita os direitos humanos!


O custo de vida na Bélgica é, como já iniciamos acima, mais elevado que Portugal. No entanto, segundo o site http://www.oecdbetterlifeindex.org , que avalia os vários padrões de qualidade de vida de cada país, a Bélgica apresenta um elevado grau de bem-estar e um índice de qualidade de vida superior a diversos países. Por exemplo, apesar de haver uma diferença significativa entre as classes (ricos e pobres), o índice de emprego regista que mais de 62% da população com idades entre os 15 e os 64 anos têm emprego remunerado e acima da média europeia. A educação também é um fator de destaque, pelo que 75% da população completaram o ensino médio. Outra curiosidade leva-nos à política, onde a participação nas eleitoral foi de 89%, uma das mais altas de todos os países da UE. Este mesmo site comprovou que, de modo geral, os belgas estão satisfeitos com as suas vidas.

Em suma, respirar os ares belgas deu vontade de marcar nova viagem ainda in loco! A vontade de voltar permanece e, não fosse o mundo do tamanho que é, estaríamos lá já amanhã!


BRUGES| © viagensdesaltosaltos


Visitamos 3 cidades na Bélgica: Bruxelas, Bruges e Ghent.


Em breve estará disponível um roteiro completo para umas miniférias neste país acolhedor!



Resume ||

You've asked us for an itinerary from Belgium and England (London).


So we decided to start talking a little about the capital of the European Union, Belgium.


Who wants to take a leap?


See, comment and share!


If you want to read the full post you can ask us and we'll be glad so send it to you. How cool is that?


Resumen ||

Nos pidieron un itinerário de Bélgica y de Inglaterra (Londres).


Comenzamos por hablarles un poco de la capital de la Unión Europea, Bélgica.


¿Quién se ha quedado con ganas de dar un salto?


¡vean, comente y comparten!


Si quieren recibir este artículo traducido en su totalidad, pueden solicitarnos. Genial, ¿no?


Commenti


Início: Blog2
47038939_191533548377536_469554355407473
25152234_1346255955728193_40268178682695

SOBRE NÓS

A ideia de criar algo ligado às viagens surgiu há quase dois anos, por volta da altura em que começamos a planear a nossa - tão aguardada! - viagem à Tailândia, mas foi deixada na 'gaveta dos projetos' talvez porque a vida foi seguindo. Eis que, entretanto, o tema veio de novo à conversa e no espaço de dias tínhamos nome e logo da página criado, temas definidos, ideias que passavam para o papel, como se sempre lá tivesse sido o seu lugar! Dizem que na vida, quando as coisas têm de acontecer, acontecem, dê a vida as voltas que der.
Sobre nós haveria muito para escrever, mas entre vários gostos e traços de personalidade que partilhamos, apenas serve assumir e dizer que somos "viajodependentes" e que, pudéssemos nós, fazíamos disto profissão, modo de vida, pelo simples facto de ser algo que nos completa, nos preenche a alma, nos dá outra visão do mundo e nos torna cada vez mais ricas...

Sair de casa e conhecer outras cores, outras ruas, cheiros, sabores, explorar tradições, viver a cultura de outros povos é, sem dúvida, algo que dificilmente conseguimos colocar em palavras.

Não há sensação igual a esta de querer absorver tudo, de quase se emocionar com uma rua pitoresca de Florença, um momento de oração num templo em Bangkok, um crepe comido em modo desajeitado em Paris ou até um waffle em espetada em Bruges. Não há fotografia que registe os jardins verdejantes de Bruxelas, que registe as cores de Wroclaw ou que consiga captar a essência das ruas de Salamanca.

E muito, muito mesmo, fica por dizer sobre o mundo.

No fundo "para que quero asas, senão para voar?"; Era assim que Frida Kahlo o dizia e é assim

que interpretamos.

Não há motivo para não voar e cruzar fronteiras, sempre na certeza de cada regresso a casa -

embora encontremos muitas casas pelo mundo fora - e ao reconforto do nosso lar.

Sejam iniciantes nestas andanças ou viajantes catedráticos, sintam-se bem vindos.

Esta é também a nossa casa e as portas estarão sempre abertas para vos receber.

Untitled
Início: Contact

Subscreva

e receba um roteiro personalizado grátis

Nome

Email

  • facebook
  • instagram

©2018 by Viagens de Saltos Altos. Proudly created with Wix.com

bottom of page