Bélgica
- Viagens de Saltos Altos
- 28 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2018
Bélgica. O país da interculturalidade. O país da política.
O país dos parques ao ar livre. O país das batatas fritas.

BRUXELAS | © viagensdesaltosaltos
Esperem… batatas fritas?
Sim. Não há canto que não se tenha um espacinho onde venda as batatas fritas num cone de papel, em modo simples ou com todo o seu toque especial de uma espécie de cebolada em cima delas. Entre Bélgica e França disputa-se a origem das famosas batatas fritas, mas foi na primeira que encontramos um museu dedicado a elas!
Para além do museu da batata frita, a Bélgica está repleta de cultura e foi berço de vários artistas e desportistas. O Atomium, o Museu Real de Belas Artes, o Museu da História Europeia, o Museu de Instrumentos Musicais, O Museu da Cidade ou Autoworld, são referências para quem visita este país, que é o centro da logística europeia.
Voltando à comida, podemos dizer que na Bélgica se come relativamente bem, no entanto, as refeições têm um preço ligeiramente acima do custo em Portugal. As refeições ao almoço são predominantemente escolhidas entre sandes, massas ou saladas já preparadas, prontas a comer. Facilmente se repara que a preferência vai para os espaços ao ar livre, para desfrutar desta refeição.
Um prato tipo que dá aquele toque especial à gastronomia belga é a carne blanc bleu belge, uma saborosa carne bovina. Outro prato muito comum e oferecido em todo o restaurante são os mexilhões com batata frita (óbvio!). Encontra-se uma variedade infindável de cervejas e, para os apreciadores de waffles, os mais saborosos do mundo, acompanhados do melhor chocolate de mundo (ou com outra lista infindável de coisas que se lhes queira adicionar!).

GENT | © viagensdesaltosaltos
Relativamente ao povo belga, durante as pesquisas feitas pré-viagem, encontramos algumas referências aos belgas como sendo os franceses educados. É conhecido uma postura mais austera, um pouco fria até, por parte dos franceses. Contudo, quem os conhece, facilmente contorna essa questão e passa a discordar dessa ideia. Digamos que ao estar na Bélgica e em três cidades diferentes, foi-nos realmente possível constatar que os belgas são um povo bastante afável, hospitaleiro, educado e atencioso.
A Bélgica tem três idiomas oficiais, sendo eles o neerlandês, o francês e o alemão. Contudo, grande parte das pessoas com quem nos cruzamos falavam connosco inglês. Não fosse este país também a capital da União Europeia. No entanto, nas placas de indicação, por exemplo, apenas surgem em dois dos três idiomas oficiais.
A política da Bélgica é uma monarquia constitucional, ocupando o trono o Rei Philippe. É um país bastante seguro e com regras bem claras e rígidas relativamente a situações de assédio sexual, preconceito ou racismo. É mesmo considerado um dos países da Europa que mais respeita os direitos humanos!
O custo de vida na Bélgica é, como já iniciamos acima, mais elevado que Portugal. No entanto, segundo o site http://www.oecdbetterlifeindex.org , que avalia os vários padrões de qualidade de vida de cada país, a Bélgica apresenta um elevado grau de bem-estar e um índice de qualidade de vida superior a diversos países. Por exemplo, apesar de haver uma diferença significativa entre as classes (ricos e pobres), o índice de emprego regista que mais de 62% da população com idades entre os 15 e os 64 anos têm emprego remunerado e acima da média europeia. A educação também é um fator de destaque, pelo que 75% da população completaram o ensino médio. Outra curiosidade leva-nos à política, onde a participação nas eleitoral foi de 89%, uma das mais altas de todos os países da UE. Este mesmo site comprovou que, de modo geral, os belgas estão satisfeitos com as suas vidas.
Em suma, respirar os ares belgas deu vontade de marcar nova viagem ainda in loco! A vontade de voltar permanece e, não fosse o mundo do tamanho que é, estaríamos lá já amanhã!

BRUGES| © viagensdesaltosaltos
Visitamos 3 cidades na Bélgica: Bruxelas, Bruges e Ghent.
Em breve estará disponível um roteiro completo para umas miniférias neste país acolhedor!
Resume ||
You've asked us for an itinerary from Belgium and England (London).
So we decided to start talking a little about the capital of the European Union, Belgium.
Who wants to take a leap?
See, comment and share!
If you want to read the full post you can ask us and we'll be glad so send it to you. How cool is that?
Resumen ||
Nos pidieron un itinerário de Bélgica y de Inglaterra (Londres).
Comenzamos por hablarles un poco de la capital de la Unión Europea, Bélgica.
¿Quién se ha quedado con ganas de dar un salto?
¡vean, comente y comparten!
Si quieren recibir este artículo traducido en su totalidad, pueden solicitarnos. Genial, ¿no?
Commenti