top of page

Haja vontade, porque destinos não nos faltam!

Início: Inner_about

Dinamarca | O país mais feliz do Mundo

  • Foto do escritor: Viagens de Saltos Altos
    Viagens de Saltos Altos
  • 23 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Nyhavn Canal
Nyhavn Canal | © viagensdesaltosaltos

É verdade, segundo a ONU, a Dinamarca é o país mais feliz do Mundo!


É um país nórdico da Europa setentrional, governado por monarquia constitucional, o idioma oficial é o dinamarquês e, apesar de fazer parte da União Europeia, manteve a sua moeda: coroa dinamarquesa (DKK). Em 2011 foi considerado, a nível mundial, o país com menor índice de desigualdade social e figura como 31.ª maior economia do mundo. O salário médio mensal ronda as 19.800,00 DKK (aprox. € 2.650,00) e os preços no supermercado são, aproximadamente, como em Portugal. Já uma ida ao restaurante fica ligeiramente mais caro, cerca de € 70,00 para duas pessoas (com pratos principais, bebida e sobremesa).


Por falar em restaurante, sabiam que a culinária dinamarquesa é composta por pratos pesados, ricos em gorduras e carboidratos (não obstante de comerem bastante salada!)? Tal como acontece nos restantes países escandinavos, isto deve-se ao facto de terem um clima frio, com invernos bastante rigorosos.


O prato nacional é o smørrebrød que consiste em pratos frios feitos com uma fatia de pão escuro (formato de pão de forma), denominado rugbrød, coberta com diversos tipos de recheios como, por exemplo, saladas, carnes frias, peixe frio/cru, camarão, pasta de fígado, rodelas de tomate, entre outros.

Encontrará, ainda o flæskesteg (carne de porco no forno com batatas alouradas, couve vermelha cozida e molho castanho), as almôndegas ao estilo dinamarquês - conhecidas por frikadeller, o kogt hamburgerryg (lombo de porco ligeiramente fumado cozido com tomilho e salsa, acompanhado, normalmente, com batata cozida ou puré de batata e legumes) e o stegt flæsk (toucinho frito acompanhado, geralmente, por batata cozida com molho de salsa.

smørrebrød | flæskesteg | frikadeller | kogt hamburgerryg | stegt flæsk

© viagensdesaltosaltos | © Pinterest


Existe ainda, na ilha de Bornholm, a tradição de consumo de arenque fumado e, antigamente, quando não era possível comer no próprio dia todo o arenque acabado de fumar, preparava-se no dia seguinte o chamado Bornholm æggekage (omelete com arenque fumado).


É, seguramente, o país onde vai encontrar mais bicicletas. Em Copenhaga, por exemplo, encontra-as por toda a parte e são até escolhidas como parte do transporte da noiva (com o noivo ao pedal como manda a lei do cavalheirismo!); há ciclovias e parques de estacionamento por toda a cidade e têm, também, sinalização própria.

© viagensdesaltosaltos


Aproveitando que falamos em Copenhaga, por lá encontrará diversas homenagens ao escritor dinamarquês de contos infantis Hans Christian Andersen e a "sua" pequena sereia (autoria de Edvard Eriksen, esculpida em 1913); encontrará, também, o segundo parque de diversões (em funcionamento) mais antigo do mundo: Tivoli.


© viagensdesaltosaltos | © iStock / danefromspain | © viagensdesaltosaltos | © Vichie81


Em Copenhaga, prepare-se para ver os locais, e não só, sentados, de copo na mão, ao longo do canal Nyhavn, pois se há coisa que os dinamarqueses são é apologistas do convívio tentam aproveita ao máximo o sol quando este decidi brindá-los com a sua presença. É neste canal que poderá embarcar num cruzeiro pelo Porto principal e canais, onde, ao longo do percurso, passará pela estátua da Pequena Sereia, pelo Palácio de Amalienborg, pela Casa de Inverno da família Real Dinamarquesa e, ainda, pelo Palácio de Christiansborg, sede do parlamento dinamarquês.



A quem despertamos o "bichinho" de conhecer este país e, principalmente, Copenhaga, aconselhamos a que fiquem atentos ao blog, pois, em breve, publicaremos um roteiro de três dias desta cidade que nos surpreendeu e nos deixou com vontade de regressar.


Resume ||

Today we talk about Denmark and a bit of Copenhagen. Soon we'll be posting a travel guide of 3 days in Copenhagen. Stay tuned!


See, comment and share!

If you want to read the full post you can ask us and we'll be glad so send it to you. How cool is that?


Resumen ||

Hoy hablamos de Dinamarca y un poco de Copenhague. Pronto estaremos publicando una guía de viaje de 3 días en Copenhague. ¡Manténganse al tanto!


¡vean, comente y comparten!

Si quieren recibir este artículo traducido en su totalidad, pueden solicitarnos. Genial, ¿no?

コメント


Início: Blog2
47038939_191533548377536_469554355407473
25152234_1346255955728193_40268178682695

SOBRE NÓS

A ideia de criar algo ligado às viagens surgiu há quase dois anos, por volta da altura em que começamos a planear a nossa - tão aguardada! - viagem à Tailândia, mas foi deixada na 'gaveta dos projetos' talvez porque a vida foi seguindo. Eis que, entretanto, o tema veio de novo à conversa e no espaço de dias tínhamos nome e logo da página criado, temas definidos, ideias que passavam para o papel, como se sempre lá tivesse sido o seu lugar! Dizem que na vida, quando as coisas têm de acontecer, acontecem, dê a vida as voltas que der.
Sobre nós haveria muito para escrever, mas entre vários gostos e traços de personalidade que partilhamos, apenas serve assumir e dizer que somos "viajodependentes" e que, pudéssemos nós, fazíamos disto profissão, modo de vida, pelo simples facto de ser algo que nos completa, nos preenche a alma, nos dá outra visão do mundo e nos torna cada vez mais ricas...

Sair de casa e conhecer outras cores, outras ruas, cheiros, sabores, explorar tradições, viver a cultura de outros povos é, sem dúvida, algo que dificilmente conseguimos colocar em palavras.

Não há sensação igual a esta de querer absorver tudo, de quase se emocionar com uma rua pitoresca de Florença, um momento de oração num templo em Bangkok, um crepe comido em modo desajeitado em Paris ou até um waffle em espetada em Bruges. Não há fotografia que registe os jardins verdejantes de Bruxelas, que registe as cores de Wroclaw ou que consiga captar a essência das ruas de Salamanca.

E muito, muito mesmo, fica por dizer sobre o mundo.

No fundo "para que quero asas, senão para voar?"; Era assim que Frida Kahlo o dizia e é assim

que interpretamos.

Não há motivo para não voar e cruzar fronteiras, sempre na certeza de cada regresso a casa -

embora encontremos muitas casas pelo mundo fora - e ao reconforto do nosso lar.

Sejam iniciantes nestas andanças ou viajantes catedráticos, sintam-se bem vindos.

Esta é também a nossa casa e as portas estarão sempre abertas para vos receber.

Untitled
Início: Contact

Subscreva

e receba um roteiro personalizado grátis

Nome

Email

  • facebook
  • instagram

©2018 by Viagens de Saltos Altos. Proudly created with Wix.com

bottom of page