Áustria | País da música e do romantismo
- Viagens de Saltos Altos
- 11 de jan. de 2019
- 4 min de leitura
A Áustria é um país da Europa Central com uma das economias mais desenvolvidas do mundo! As suas línguas oficiais são o alemão, o húngaro e o esloveno, sendo vizinha da Alemanha e de Itália.

A bandeira austríaca é das mais antigas do mundo. Sabiam?
Este é um país cheio de história. E se há história, há curiosidades interessantes! E quem viaja e quer saber mais além do que a história conta? E quem viaja e procura mais além do óbvio, destinado ao comum turista? Nós fazemos parte desse grupo!
Sabiam que os corpos dos imperadores Hapsburgo foram enterrados por partes, em três locais diferentes? Os intestinos estão guardados em urnas na Catedral de São Estêvão, os corpos estão enterrados na Cripta Imperial na Kapuzinerkirche (Igreja dos Capuchinos) e os corações estão na Igreja dos Agostinianos (Augustinerkirche).
Sabiam também que o desporto mais popular do país é o esqui? Já lá vão mais de 100 anos em que o praticam e isso deve-se ao facto da maior parte do país ser coberta pelos Alpes.


Na Áustria encontra-se o cemitério Zentralfriedhof, um dos maiores da Europa. Nele encontram-se mais de 2,5 milhões de túmulos, mais que a população viva da cidade! Neste cemitério foi enterrado Beethoven, Brahms, Johann Strauss Sr. e Jr. e Schubert (o Tram 71 leva-vos até lá, sendo que até se brinca com a questão dizendo que "a viagem termina no cemitério").
É na Áustria que fica localizada a maior caverna de gelo acessível do mundo Eisriesenwelt!
© tripadvisor | taxissalzburg | pixabay

Dentro da Áustria nasceu, em 1976, uma micro-nação: a República de Kugelmugel. Esta nasceu quando o artista Edwin Lipburger construiu uma casa redonda mas as autoridades do país não a permitiram. Então o artista decidiu separar-se da Áustria e criar a República. Já em 1982, a casa foi levada pelas autoridades para o Parque Prater e o único endereço dessa República é a “Antifaschismusplatz 2″ (Praça Anti-Fascismo, 2). Edwin recusou-se sempre a pagar os impostos para a Áustria. Não foi preso porque recebeu um perdão presidencial. Posto isto, já sabem que há uma visita obrigatória ao Prater e não é só por se tratar do primeiro parque de atrações do mundo!
Em Salzburgo encontra-se o restaurante mais antigo do mundo e ainda em funcionamento, o St. Peter Stiftskeller. Merece uma visita!
© St. Peter Stifdkeller oficial
Quem olha para a valsa vê-lhe um certo carisma aliado à formalidade. Mas sabiam que a valsa chegou na Corte Imperial Austríaca, em 1820, surgindo primeiro em tavernas e só mais tarde nos teatros?
Terminando nos doces... A tradição de bolos na Áustria é secular. Quase toda cidade tem seu bolo típico. A Sachertorte de Viena, um bolo de chocolate, é o mais famoso do país.

Além das curiosidades sobre o país, a Áustria é vista como o país da música, da harmonia e elegância. De facto, visitar o país é deambular pelas suas ruas e avenidas em tranquilidade. Pelas ruas encontram-se violinistas, cantores líricos e outros artistas. O hábito de ir à Ópera existe e é notável. Em suma, podemos dizer que os austríacos conseguiram transportar para o presente os hábitos e costumes do passado, permanecendo a elegância e o luxo de outrora.
Em relação aos turistas, a nossa opinião sobre os austríacos é de que se trata de um povo hospitaleiro. Embora sério, muito amáveis e cordeais.

Sobre Viena, a capital, esta é conhecida pela cidade da música e do romantismo.
Salzburgo, é a cidade conhecida como o berço de Mozart, cuja casa foi transformada em museu. Esta é um dos motivos pela procura desta cidade para visita pelos turistas. Salzburgo (Salz=sal+burgo=cidade) deve o seu nome às antigas minas de sal.
De Innsbruck, outra das cidades importantes da Áustria, vem o tipo de música típica austríaca - o tirolês, cujo nome provém de uma região denominada Tirol, rodeada pelas altas montanhas dos Alpes.
Um importante símbolo da Áustria é, sem dúvida, o Rio Danúbio, o 2º mais longo da Europa, que serviu de inspiração para a composição da famosa valsa “Danúbio Azul”.
E a gastronomia?
Na Áustria encontramos uma mistura de comida checa, eslovaca, judia e húngara.
Os pratos tradicionais são o Blunzgrust (morcela com batatas), Kasnudl (massa fresca com queijo), Maischl (chouriço com batatas), Chucrut (puré de queijo com batatas), Gselchtes (porco fumados), Sachertorter (torta de chocolate), Apfelstrudel (torta de maçã) e Topfenstudel (torta de queijo branco com rum e passas).
© viagensdesaltosaltos
A cerveja é a bebida nacional, mas também existem bons vinhos, sendo os brancos os melhores. “Strum” (tempestade) é o nome dado ao vinho branco novo. “Most” é um sumo de maçã ou pêra fermentado.
E os costumes?
Podem ver alguns passeios em carruagens típicas, a presença em apresentações de valsas, óperas e a ida às típicas “heuriges” (tabernas austríacas).
© viagensdesaltosaltos
Ficaram com vontade de visitar este país que tem, sem dúvida, uma herança cultural extremamente rica, com uma longa tradição na música, na literatura, no teatro e outras artes?
Nós recomendamos e em breve partilharemos um roteiro para uma escapadinha até Viena de Áustria!
Fomos para a Áustria após uns dias pela Polónia. Podem ler sobre a Polónia aqui e ver também o roteiro de 4 dias que já testamos e partilhamos!
Comments